Propósito da Igreja:

Propósito da Igreja: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." Atos 2:42

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Reformado - Parte 6


O QUE É SER REFORMADO

 
Parte 06        ETERNO AMOR

 
Romanos 9:1-18  

1 Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

2 tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.

3 Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

4 o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

5 Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.
6 Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

7 Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".

8 Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.

9 Pois foi assim que a promessa foi feita: "no tempo devido virei novamente, e Sara terá um filho".

10 E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.

11 Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

12 não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo".

13 Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú".
14 E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!

15 Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".

16 Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

 17 Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra".

18 Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

 
PRECONCEITOS:

- Teologia reformada se resume a uma Doutrina: Predestinação.

- A Soteriologia calvinista apresenta Deus como um déspota.

- Tal teologia da salvação não estimula missões.

 
* Soteriologia = Doutrina da Salvação, Ordo salutis (ordem as salvação)

* Déspota = Que chefia, dirige ou governa de modo completamente autoritário;

                         que é capaz de exercer sua autoridade de modo opressor

 

SOBERANIA E GRAÇA:

Soberania e graça andam juntas na soteriologia reformada (ex: Os Cinco pontos do calvinismo são chamados de “Doutrinas da Graça”). O Deus Triúno nos salvou não segundo nossas obras, “Mas conforme a sua própria determinação e graça”

II Timóteo 1:9Que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

 

A OBRA DE SALVAÇÃO DO PAI:

 
SOBERANIA:

O Pai, da mesma massa, elege uns para honra enquanto outros se tornam vasos para desonra (Romanos 9:21-23); O oleiro faz o que quer com o barro.

Romanos 9:21-23 

21 O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?

22 E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

23 Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

 

 
GRAÇA:

No entanto, é uma eleição da graça.

Romanos 11:5-6

5 Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

6 E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

 

Efésios 1:5-6

5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,

6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

 

 “Incondicional”, pois não depende de qualquer pré-requisito nosso. A causa da eleição é o amor.

 Efésios 1:4-5

4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,

 

2 Tessalonicenses 2:13 Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

 

QUAL É O PROBLEMA REAL:

- O problema que os evangélicos tem com eleição não diz respeito a ela ser bíblica,

- A dificuldade é não concluir que essa doutrina torna Deus injusto.

 

O PROBLEMA DA NAÇÃO JUDAICA:  Romanos 9:1-5

 
- Paulo não esconde a tristeza em ver grande parte da nação judaica rejeitando a Cristo e se perdendo. v.(1-3)

 
1 Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

2 tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.

3 Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

 

- O destino atual deles é tão lamentável em face de uma história passada tão bonita. (v.4-5).

 4 o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

5 Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

 
- A situação espiritual dos judeus levanta um problema: Se Israel é o povo da aliança, por que tão poucos são salvos? Será que as promessas e os propósitos de Deus resultaram em nada?

 

 
A PROMESSA DE DEUS NÃO FALHOU: 
 Romanos 9:6-13

 
- A solução paulina para o aparente dilema é afirmar que Deus nunca prometeu salvar cada judeu sem exceção. (v.6).

 6 Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.

 

- Ainda assim, Ele sempre escolheu uma linhagem para salvar. (v.7-13).

 

7 Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".

8 Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.

9 Pois foi assim que a promessa foi feita: "no tempo devido virei novamente, e Sara terá um filho".

10 E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.

11 Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

12 não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo".

13 Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú".

 

- O texto não fala de uma eleição nacional (posição arminiana), mas de indivíduos. Falar de uma nação eleita não responde o dilema dos (v.1-5). E o “barro” claramente envolve judeus e gentios (v.21-24).

 

21 O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?

22 E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

23 Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória,

 24 ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

 

 
A BASE DA ELEIÇÃO DE INDIVÍDUOS:   
 Romanos 9:11-12,16

 

A distinção não acontece por causa de:


- Pedigree:

(v.7 - Gentios também são salvos) Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".

 

- Caráter ou mérito:

(v.11-12 - Os que nasceram primeiro não foram escolhidos).

11 Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

12 não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo".

 

- Desejo ou busca: 

(v.16; não é fé prevista). “Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

 

- A única razão que distingue pessoas é a soberana misericórdia de Deus

(v.11-16) de conceder vida eterna a criaturas que não tem qualquer direito diante de Deus.

 

SELEÇÃO INJUSTA? NÃO!     Romanos 9:14-18

 

14 E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!

15 Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".

16 Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

 17 Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra".

18 Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

 

- Deus não é injusto porque não deve salvação a ninguém. Antes de existirmos não tínhamos direito a nada, e depois do pecado temos o direito de sermos condenados.

 

A glória de Deus está em demonstrar misericórdia a quem não tem direito (Êxodo 33:18-19).

 

 18 Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a tua glória".
 19 E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".

 

- Mesmo os vasos de ira servem para mostrar a glória de ser misericordioso (Faraó)

 

 
SÍNTESE:

 
Teológica: Ser reformado é proclamar tanto soberania quanto graça na salvação desde a eternidade.


Ética:  Ser reformado e reagir com humildade, gratidão e espanto diante da glória de Deus na salvação do homem.


A GLÓRIA DE DEUS:

- Deus é preocupado com a sua glória (Soberania).

- Mas ela é deleite para o remido (Graça).