O QUE É SER
REFORMADO
Parte 06 ETERNO AMOR
Romanos 9:1-18
1 Digo a verdade em
Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:
2 tenho grande tristeza
e constante angústia em meu coração.
3 Pois eu até desejaria
ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,
4 o povo de Israel.
Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão
da lei, a adoração no templo e as promessas.
5 Deles são os
patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus
acima de tudo, bendito para sempre! Amém.
6 Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.
6 Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel.
7 Nem por serem
descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário:
"Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".
8 Noutras palavras, não
são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que
são considerados descendência de Abraão.
9 Pois foi assim que a
promessa foi feita: "no tempo devido virei novamente, e Sara terá um
filho".
10 E esse não foi o
único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.
11 Todavia, antes que os
gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o
propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,
12 não por obras, mas
por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais
novo".
13 Como está escrito:
"Amei Jacó, mas rejeitei Esaú".
14 E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!
14 E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!
15 Pois ele diz a
Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei
compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
16 Portanto, isso não
depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.
17 Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei
exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu
nome seja proclamado em toda a terra".
PRECONCEITOS:
- Teologia reformada se resume a uma Doutrina:
Predestinação.
- A Soteriologia calvinista apresenta Deus como um déspota.
- Tal teologia da salvação não estimula missões.
* Déspota = Que chefia, dirige ou governa de modo completamente
autoritário;
que é capaz de exercer
sua autoridade de modo opressor
SOBERANIA E GRAÇA:
Soberania e graça andam juntas na soteriologia reformada (ex:
Os Cinco pontos do calvinismo são chamados de “Doutrinas da Graça”). O Deus
Triúno nos salvou não segundo nossas obras, “Mas conforme a sua própria
determinação e graça”
II Timóteo 1:9 “Que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação,
não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e
graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,”
A OBRA DE SALVAÇÃO DO PAI:
O
Pai, da mesma massa, elege uns para honra enquanto outros se tornam vasos para
desonra (Romanos 9:21-23); O oleiro faz o que quer com o barro.
Romanos 9:21-23
21 O oleiro não tem
direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso
desonroso?
22 E se Deus, querendo
mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência
os vasos de sua ira, preparados para destruição?
23 Que dizer, se ele fez
isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua
misericórdia, que preparou de antemão para glória,
GRAÇA:
No entanto, é uma eleição da graça.
Romanos 11:5-6
5 Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela
graça.
6 E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se
fosse, a graça já não seria graça.
Efésios 1:5-6
5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como
filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
6 para o louvor da sua
gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
4 Porque Deus nos
escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis
em sua presença.
5 Em amor nos
predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme
o bom propósito da sua vontade,
2 Tessalonicenses 2:13
“ Mas nós, devemos
sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o
princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do
Espírito e a fé na verdade.”
QUAL É O PROBLEMA REAL:
- O problema
que os evangélicos tem com eleição não diz respeito a ela ser bíblica,
- A
dificuldade é não concluir que essa doutrina torna Deus injusto.
O PROBLEMA DA NAÇÃO JUDAICA:
Romanos 9:1-5
2 tenho grande tristeza
e constante angústia em meu coração.
3 Pois eu até desejaria
ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,
- O
destino atual deles é tão lamentável em face de uma história passada tão bonita.
(v.4-5).
5 Deles são os
patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus
acima de tudo, bendito para sempre! Amém.
A
PROMESSA DE DEUS NÃO FALHOU:
Romanos 9:6-13
-
A solução paulina para
o aparente dilema é afirmar que Deus nunca prometeu salvar cada judeu sem
exceção. (v.6).
- Ainda assim, Ele sempre escolheu uma
linhagem para salvar. (v.7-13).
7 Nem por serem
descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário:
"Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".
8 Noutras palavras, não
são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que
são considerados descendência de Abraão.
9 Pois foi assim que a
promessa foi feita: "no tempo devido virei novamente, e Sara terá um
filho".
10 E esse não foi o
único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.
11 Todavia, antes que os
gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o
propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,
12 não por obras, mas
por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais
novo".
13 Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei
Esaú".
- O texto não fala de uma eleição
nacional (posição arminiana), mas de indivíduos. Falar de uma nação eleita não
responde o dilema dos (v.1-5). E o “barro” claramente envolve judeus e
gentios (v.21-24).
21 O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um
vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?
22 E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar
conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira,
preparados para destruição?
23 Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as
riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão
para glória,
24 ou seja, a nós, a
quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
A
BASE DA ELEIÇÃO DE INDIVÍDUOS:
Romanos 9:11-12,16
A
distinção não acontece por causa de:
- Pedigree:
(v.7 -
Gentios também são salvos) “Nem por serem
descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário:
"Por meio de Isaque a sua descendência será considerada".
- Caráter ou mérito:
(v.11-12 -
Os que nasceram primeiro não foram escolhidos).
11 Todavia, antes que os
gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o
propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,
12 não por obras, mas
por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais
novo".
- Desejo ou busca:
(v.16; não
é fé prevista). “Portanto, isso não
depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.”
- A única
razão que distingue pessoas é a soberana misericórdia de Deus
(v.11-16) de
conceder vida eterna a criaturas que não tem qualquer direito diante de Deus.
SELEÇÃO INJUSTA? NÃO! Romanos
9:14-18
14 E então, que diremos?
Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!
15 Pois ele diz a
Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei
compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
16 Portanto, isso não
depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.
17 Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei
exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu
nome seja proclamado em toda a terra".
18 Portanto, Deus tem
misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.
- Deus não é injusto porque não deve salvação
a ninguém. Antes de existirmos não tínhamos direito a nada, e depois do pecado
temos o direito de sermos condenados.
A glória de
Deus está em demonstrar misericórdia a quem não tem direito (Êxodo 33:18-19).
18 Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a
tua glória".
19 E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
19 E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
- Mesmo os
vasos de ira servem para mostrar a glória de ser misericordioso (Faraó)
SÍNTESE:
Teológica: Ser reformado é proclamar tanto soberania
quanto graça na salvação desde a eternidade.
Ética: Ser
reformado e reagir com humildade, gratidão e espanto diante da glória de Deus
na salvação do homem.
A GLÓRIA DE DEUS:
- Deus é
preocupado com a sua glória (Soberania).
- Mas ela é
deleite para o remido (Graça).