Propósito da Igreja:

Propósito da Igreja: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." Atos 2:42

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Dons Espirituais - Introdução


                           DONS ESPIRITUAIS

 Introdução: 
 

Efésios 4:3-6

3 Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.
 
1 Coríntios 12:1-7

1 Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes. 2 Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos. 3 Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.4 Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

 
Contexto de Unidade:
 
- A força da igreja está na unidade do Espírito. (Efésios 4:3-6 e 1 Coríntios 12:1-7)  
 
- A figura do corpo é uma boa analogia:
 
1 Coríntios 12:12-13

12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
 
Efésios 4:12-13

12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

O Assunto de dons espirituais não deveria ser o causador de divisões, mas promotor de unidade.

 
O corpo se edifica quando os dons são exercidos com amor.

1 Coríntios 13

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. 9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; 10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. 11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.
 
Romanos 12:3-5

3 Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. 4 Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, 5 assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.
 
Efésios 4:15-16

15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

 
É possível ter habilidades dadas por Deus e ainda assim exercê-las de forma egocêntrica.
 

Dons são para serviço:

- Dons não são dados para nós, mas para os outros. Sempre aparecem em passagens de contexto comunitário.
 

- Dons em funcionamento se transformam em ministérios.

1 Coríntios 12:5-7

5 Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
 
Seu exercício não é facultativo.

1 Pedro 4:10

10 Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

 
DEFININDO DOM ESPIRITUAL:

- É uma qualificação pelo Cristo exaltado (Efésios 4:7-10).

7 E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. 8 Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens". 9 ( Que significa "ele subiu", senão que também descera às profundezas da terra? 10 Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas. )
 
- Concedida pelo Espírito (1 Coríntios 12:11).

11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

 
- A cada cristão individualmente (1 Coríntios 12:7 e 11).

7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.
 

- Com o objetivo de servir tanto o corpo como o mundo, sendo assim cala de graça divina (1 Pedro 4:10).

10 Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

 
1 Pedro 4:1-11
Efésios 4:11
Romanos 12:6-8
1 Coríntios 12:8-11 e 28
Falar
Apóstolos
Profecia
Palavra de Sabedoria
Servir
Profetas
Ministério
Palavra de conhecimento
 
Evangelistas
Ensino
 
Pastores
Exortação
Dons de curar
 
Mestres
Contribuição
Milagres
 
 
Presidência
Profecia
 
 
Misericórdia
Discernimento de espíritos
 
 
 
Línguas
 
 
 
Interpretação de línguas
 
 
 
v.28 - Apóstolos, mestres.
 
 
 
Socorros, governos...

 
O QUE NÃO É DOM:

 
- Talento (Habilidade natural) não é dom espiritual. Pode ser unido para o serviço, mas não vem conjuntamente.
 
- Fruto do Espírito (Caráter) nem sempre é proporcional ao dom.
 
- Cargo, Não precisa ser acompanhado de cargo, estes são circunstanciais.
 
QUEM ESCOLHE OS DONS:
 
- O Espírito os distribui a todos os nascidos de novo soberanamente.

1 Coríntios 12:11,18

11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.

 
- Não significa que nós podemos trocar, mas a igreja deve procurar o que é mais útil.

1 Coríntios 12:31

31 Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente.