Propósito da Igreja:

Propósito da Igreja: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." Atos 2:42

sábado, 21 de outubro de 2017

Dons Espirituais (Parte 3)


DONS ESPIRITUAIS:

Parte 03           Como nós Lidamos com os dons:

(1 Timóteo 4:13-16)

13 Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 14 Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 15 Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. 16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.

(2 Timóteo 1:1-8)

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, 2 ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. 3 Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. 4 Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria 5 pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. 7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus.

 
O DISCÍPULO E O DOM:

 
- Há muitos prejuízos decorrentes da ignorância quanto aos dons ou à indisposição para exercê-los. Uma das duas pode significar nossa ineficiência no corpo de Cristo.
 
- Timóteo aprendeu a servir com Paulo, seu pai espiritual (“Amado filho”). Era hora de seu pai admoesta-lo quanto ao uso de seu dom. Ele precisava passar de negligente a bom soldado.

 
DONS SÃO DESCOBERTOS:

 
- O dom te “foi concedido mediante profecia”, comunicado mediante revelação; o meio de se descobrir não é o mais importante, mas sabe-lo (tanto é que Paulo não explica na carta).
 
- Quais as circunstâncias que permitem-nos descobrir nossos dons? Engajamento revele aptidões. palavra-chave: “Aptidão” (mais do que desejo).
 

DONS SÃO CONFIRMADOS:
 
-  (1Timóteo 4:14) “Com a imposição de mãos do presbitério”,

- (2Timóteo 1:6) “Pela imposição de minhas mãos”.
 
Esse ato é o reconhecimento oficial da igreja.
 
- Tal reconhecimento por parte dos outros só acontece quando somos benção na vida da igreja naquela área. Palavra-chave “Benção”.

 
DONS SÃO ENCORAJADOS:

 
(2Timóteo 1:6) Te admoesto que reavives o dom de Deus

-Timóteo estava se acovardando porque o seu serviço havia suscitado oposição e sofrimento.

(2Timóteo 1:4,7,8)
4 Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria
7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus.

 
- Precisamos encorajar uns aos outros no serviço mesmo que este seja penoso. Deixar de utilizar o dom seria permitir que a flama quase morresse. Palavra-chave: “Coragem”.

 
O “ABC” NO LIDAR COM DONS:

 
- Aptidão: Habilidade precisa ser desenvolvida; desenvolvimento vem com a prática.
 
-Benção: Dons são para outros, não para nós; a confirmação alheia testifica da nossa dotação.
 

- Coragem: Disponibilidade e disposição para pagar o custo de servir.