AS DOUTRINAS DA GRAÇA DE
DEUS
Estas doutrinas são: Depravação
Total, Eleição Incondicional, Expiação Limitada, Graça Irresistível e
Preservação e Perseverança dos Salvos.
“Do Senhor vem a salvação”. Jonas
2:9.
“Porque pela graça sois salvos,
por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para
que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para
as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios
2:8-10.
“Digo, pois: Porventura rejeitou
Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da
descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que
antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus
contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus
altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta
divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição
da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça
já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira
a obra já não é obra”. Romanos 11:1-6.
Há dois sistemas de doutrina acerca
da salvação. Um diz que a salvação vem ao homem através dos seus próprios
méritos, ou que vem a ele através de uma mistura de obras e graça. O outro
sistema diz que a salvação é 100% pela graça por meio da fé em Jesus Cristo,
sem as obras da parte do homem. Assim a salvação é pela graça de Deus desde o
início até ao fim.
Estes dois sistemas de doutrina
são conhecidos como Arminianismo e Calvinismo. Observe os dois sistemas
comparados:
Estes dois nomes são somente
apelidos para os dois sistemas de doutrina sobre a graça de Deus na salvação. O
Calvinista não é um seguidor de João Calvino. O Arminiano não é um seguidor de Jacobus
Arminius. Estes dois homens (João Calvino e Jacobus Arminius) foram os dois que
mais popularizaram estes dois sistemas de doutrina, e é por isso que os nomes
pegaram neles.
Foi no ano 1610 (ano após a morte de Jacobus Arminius) que cinco artigos foram publicados baseados nos ensinos desse professor Holandês pelos seus alunos. A publicação desses cinco artigos foi um protesto contra a doutrina da graça da eleição, e um pedido que o reino holandês a mudasse (negasse). O pedido foi negado.
João Calvino nem Jacobus Arminius começaram o sistema de doutrina com os seus nomes correspondentes. Estas doutrinas já foram ensinadas antes dos dois. Alguns hereges por muito tempo tinham pregado arminianismo, e Jesus Cristo e Seus Apóstolos tinham pregado a eleição da graça de Deus desde o primeiro século. Observe: Jesus Cristo, Mateus 1:21, 11:25-27, 26:28, João 6:37-40, 10:14-16, 26-28; Apóstolos, Atos 13:48, Efésios 1:3-14, Tiago 1:18, I Pedro 1:2, Apocalipse 17:8. Também o Velho Testamento fala abundantemente sobre a graça soberana de Deus.
Foi no ano 1610 (ano após a morte de Jacobus Arminius) que cinco artigos foram publicados baseados nos ensinos desse professor Holandês pelos seus alunos. A publicação desses cinco artigos foi um protesto contra a doutrina da graça da eleição, e um pedido que o reino holandês a mudasse (negasse). O pedido foi negado.
João Calvino nem Jacobus Arminius começaram o sistema de doutrina com os seus nomes correspondentes. Estas doutrinas já foram ensinadas antes dos dois. Alguns hereges por muito tempo tinham pregado arminianismo, e Jesus Cristo e Seus Apóstolos tinham pregado a eleição da graça de Deus desde o primeiro século. Observe: Jesus Cristo, Mateus 1:21, 11:25-27, 26:28, João 6:37-40, 10:14-16, 26-28; Apóstolos, Atos 13:48, Efésios 1:3-14, Tiago 1:18, I Pedro 1:2, Apocalipse 17:8. Também o Velho Testamento fala abundantemente sobre a graça soberana de Deus.
A diferença entre estes dois
sistemas de doutrina não é só de ênfase, como muitos dizem, mas é o seu
conteúdo mesmo, a sua doutrina é basicamente diferente. A pergunta é: Deus
salva o pecador, ou só ajuda o pecador se salvar? Ou é que o Deus Triúno salva
o Seu povo escolhido, ou é que Deus está tentando salvar o pecador, se o
pecador deixa-lo.
Os cinco pontos do calvinismo é
um ponto só, e não pode separá-los sem destruir todos. Deus o Pai elegeu antes
da fundação do mundo alguns para salvar, Deus o Filho remiu os eleitos do Pai,
e Deus o Espírito Santo chama os eleitos do Pai e os remidos do Filho para
receber a salvação eficazmente. O Deus Trino faz tudo necessário para salvar
este povo eleito, do princípio até ao fim. Ele faz isso perfeita e
completamente pela Sua graça maravilhosa.
O arminianismo é o coração e a
alma da doutrina do Papismo e da heresia. O calvinismo é o coração e a alma da
obra da salvação providenciada por nosso Deus bondoso. Deus nos salva
gratuitamente pela Sua graça soberana.
“A lei do Senhor é perfeita, e
refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é
puro, e iluminam os olhos”. Salmo 19:7-8. “Toda a escritura é divinamente
inspirada. E proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para
instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente
instruído para toda a boa obra.” II Timóteo 3:16-17.
A questão suprema é o que a
Palavra de Deus ensina sobre este assunto. A validez de uma doutrina depende
totalmente de que a Bíblia ensina. A nossa única regra de fé e prática são as
Escrituras somente e sempre. Para determinar o que é a verdade, e o que não é a
verdade, a opinião humana, nem a filosofia humana, nem a sabedoria humana pode
entrar nos nossos pensamentos. A única fonte infalível que Deus nos deu para
saber a verdade é a Sua Palavra. Então, vamos ver o que Deus diz na Sua Palavra
sobre a graça de Deus na salvação.
A diferença entre estas doutrinas
não é só uma coisa de ênfase, mas é o conteúdo bíblico delas. Alguns tentam
dizer que são iguais e é somente uma diferença de ênfase. A pergunta que mostra
que é uma diferença básica de doutrina bíblica é: Deus salva o homem perdido ou
só ajuda o homem se salvar. Esta é uma diferença radical. O calvinismo prega
que o Deus triúno salva o seu povo escolhido e o arminianismo prega que Deus
está tentando salvar o pecador sem garantia que será salvo.
Os cinco pontos do calvinismo são
inseparáveis. O resumo dos cinco pontos do calvinismo é: o Deus soberano salva
o seu povo escolhido eternamente. A salvação vem do Senhor do princípio até ao
fim. “O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que
também nos livrará ainda”. II Coríntios 1:10. Observe que neste versículo dá o
três tempos da salvação: passado, presente e futuro. A salvação que Deus nos
dá, é completa nEle e inteiramente pela graça.
Jesus
Cristo e os Apóstolos ensinaram estas doutrinas da graça de Deus. Observe
alguns versículos. Mateus 1:21; 11:25-27; 26:28. João 6:37-40, 44; 10:14-16,
26-30. Atos 13:48.
Efésios
1:3-14. Tiago 1:18. I Pedro 1:2. Apocalipse 17:8.
“Sendo
justificados gratuitamente pela sua graça, pela sua redenção que há em Jesus
Cristo. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para
demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a
paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para
que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” Romanos
3:24-26.
Autor:
David Alfred Zuhars, Jr.
Pastor David Zuhars
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS
Rua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE
o Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
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