Há Duas
Vontades em Deus? Sim
A
Coletânea de Jonathan Edwards
Em essência, a doutrina afirma que há… bem… duas
vontades em Deus. A primeira vontade é sua vontade de ordenança (ou,
como Edwards diz abaixo, “lei”). Esta é expressada através dos desejos
revelados de Deus para as pessoas, desejos como “não matarás,” ou “amarás a teu
próximo como a ti mesmo.”
A segunda vontade é a vontade de decreto,
que é a vontade pela qual Deus provoca tudo o que de fato acontece, quer esteja
de acordo com sua vontade de ordenança ou não. Esta é conhecida também como sua
vontade secreta, uma vez que o que Deus pretende fazer em qualquer evento é
incognoscível para nós, exceto aquilo que ele nos revela através de profecia.
Eis aqui a Coletânea nº 7 completa de Jonathan Edwards (reformatada um
pouco por mim), a qual ele escreveu em defesa desta noção de duas vontades:
Os Arminianos ridicularizam nossa distinção das
vontades secreta e revelada de Deus, ou melhor dizendo, nossa distinção entre o
decreto e a lei [de Deus], porque nós dizemos que ele pode decretar uma coisa e
ordenar outra; dizem também que nós colocamos inconsistência e contradição em
Deus, como se uma vontade sua contradissesse e fosse diretamente contrária a
outra.
No entanto, se eles chamarão isso de contradição de
vontades, nós certamente e absolutamente sabemos que tal coisa existe, então
eis o maior absurdo de discutir a respeito disso.
* Nós [sabemos que foi] a vontade secreta de Deus
que Abraão não sacrificasse seu filho, no entanto, ainda assim sua ordem foi
para que o fizesse. * Nós certamente
sabemos que Deus quis que o coração de Faraó fosse endurecido, e ainda assim o
endurecimento de seu coração foi seu pecado.
* Nós sabemos que Deus quis que [os] egípcios odiassem o povo de Deus. Salmo 105:25: “Mudou-lhes o coração para que odiassem o seu povo e usassem de astúcia para com os seus servos.”
* Nós sabemos que foi a vontade de Deus que Absalão se deitasse com as esposas de Davi. 2Samuel 12:11-12: “Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.”
* Nós certamente sabemos que Deus quis que Jeroboão e as dez tribos se rebelassem. * Nós sabemos que o mesmo pode ser dito da pilhagem dos Babilônios; e outros exemplos podem ser dados. A Escritura nos diz claramente que Deus quer endurecer alguns homens (Romanos 9:18), quis que Cristo fosse morto por homens, [etc.].
* Nós sabemos que Deus quis que [os] egípcios odiassem o povo de Deus. Salmo 105:25: “Mudou-lhes o coração para que odiassem o seu povo e usassem de astúcia para com os seus servos.”
* Nós sabemos que foi a vontade de Deus que Absalão se deitasse com as esposas de Davi. 2Samuel 12:11-12: “Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.”
* Nós certamente sabemos que Deus quis que Jeroboão e as dez tribos se rebelassem. * Nós sabemos que o mesmo pode ser dito da pilhagem dos Babilônios; e outros exemplos podem ser dados. A Escritura nos diz claramente que Deus quer endurecer alguns homens (Romanos 9:18), quis que Cristo fosse morto por homens, [etc.].
Por Jonathan
Edwards. Original: edwards.yale.edu
Tradução: voltemosaoevangelho.com
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
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