OS CINCO SOLAS DA
REFORMA PROTESTANTE
INTRODUÇÃO:
Antes da reforma protestante do século XVI, os ensinos, as
ações e a postura da igreja Católica Romana, incomodavam os verdadeiros
crentes, que procuravam pautar suas vidas nos ensinos das Escrituras Sagradas.
Homens como Jerônimo Savanarola, João Huss e tantos outros
foram mortos por defenderem seus ideais de conduta e fé. No cárcere,
sentenciado pelo papa para ser queimado vivo, João Huss disse: "Podem
matar o ganso (em alemão, sua língua natal, Huss é ganso), mas daqui a cem
anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar".
O monge agostiniano Martinho Lutero seguindo o mesmo ideal
de lealdade às Escrituras. No dia 31 de outubro de 1517, cento e dois anos após
a morte de João Huss, afixa à porta da igreja do castelo de Witenberg, as suas
95 teses, cujo teor resume-se em que Cristo requer o arrependimento e a
tristeza pelo pecado e não a penitência.
Com o desenvolvimento dos estudos de Lutero e suas teses
surgem os cinco pilares da reforma protestante que são também conhecidos como
os cinco solas da reforma, são princípios fundamentais da reforma protestante
sintetizando o credo dos teólogos protestantes.
A palavra sola é uma palavra latina que significa
"somente", esses pontos surgem com o propósito de se oporem ao
pensamento, conduta e ensino da igreja romana da época. Os Cinco Solas são:
1-Soli Deo Gloria
(Glória somente a Deus)
A igreja romana ensinava e exigia uma devoção ao clero e aos
homens santos que poderiam interferir diante de Deus para perdão de pecados e
obtenção de bênçãos para os homens.
Quando se estava na presença do papa e dos cardeais a
reverência deveria ser tamanha, beirando as raias de adoração, onde se
demonstraria uma total submissão a estes.
Fundamentado nas Escrituras Ef 2. 1-10; Jo 4.24; Sl 90.2; Tg
1.17 e tantos outros textos, os Reformadores concluem que somente a Deus
devemos dar glória.
Não podemos dispensar glórias a homens, pois não passam de
míseros pecadores e são como trapos imundos e carecem da misericórdia e da
gloria de Deus.
2- Sola Fide
(Somente a Fé)
O homem só pode ser salvo mediante a fé (a exclusividade da
ação pela fé), sua alma só poderá ser liberta das chamas do inferno e das
garras de Satanás mediante a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Não são penitências, sacrifícios ou compra de indulgências,
que livrarão o homem da condenação eterna, mas a salvação é através da fé (Ef
2.8).
Após meditar no texto que diz: "O justo viverá da
fé", Martinho Lutero percebeu que a justiça de Deus nessa passagem, é a
justiça que o homem piedoso recebe de Deus, pela fé como dádiva.
3-Sola Gratia
(Somente a Graça)
A única causa eficiente da salvação é a graça de Deus.
Ninguém pode ser salvo por mérito próprio, por obras, sacrifícios penitências
ou compra de indulgências. A única causa eficaz da salvação é a graça de Deus
sobre o pecador, (Ef 2.8). Pela graça somos salvos mediante a fé, e isso não
vem do homem é dom de Deus.
Nenhuma obra por mais justa e santa que possa parecer poderá
dar ao homem livre acesso a salvação e ao reino dos céus, ocorrerá isso somente
pela graça de Deus.
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso
não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se gloria".
Ef 2.8 e 9
4- Sola Christus
(Somente Cristo)
Esse "somente" mostra a suficiência e
exclusividade de Cristo no processo de salvação. Desde a eternidade Deus
promove a aliança da redenção, onde o beneficiário seria o homem e o executor
dessa aliança seria seu Filho unigênito "Jesus Cristo, o Messias prometido",
portanto somente Cristo é o instrumento de nossa salvação.
O homem nada poderá fazer para sua salvação, pois Jesus
Cristo realizou a obra da redenção ao ser sacrificado na cruz do calvário,
vertendo o seu sangue como sacrifício por nossos pecados.
"E não há
salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome,
dentre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" At 4.12.
5- Sola Scriptura
(Somente as Escrituras)
Somente as Escrituras são regra de fé e prática para o crente.
As tradições as bulas e os escritos papais mão têm, não podem ser ou mesmo
servirem de instrumento de fé e prática para o rebanho de Cristo, somente as
Escrituras Sagradas. Elas foram escritas por homens inspirados por Deus, são
instrumentos de revelação da vontade de Deus para nossa vida. Ao lê-la somos
iluminados pelo Espírito Santo para entendê-la.
Martinho Lutero escreve: "Então, achei-me recém-nascido
e no paraíso, toda as Escrituras tinham para mim outro aspecto, perscrutava-as
para ver tudo quanto ensinam sobre a justiça de Deus"
Podemos ler em 2Tm 3. 16-17: "Toda a Escritura é
inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção,
para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e
perfeitamente habilitado para toda boa obra".
CONCLUSÃO:
Concluímos através desse breve estudo que os Cinco Solas,
serviram de base para a teologia dos reformadores, foram e são de grande
importância para a estruturação de uma teologia fundamentada exclusivamente na palavra
de Deus, servindo como instrumento de orientação às igrejas, no retorno para os
verdadeiros ensinamentos das Escrituras, livrando o homem do senhorio do clero
e voltando para o senhorio de Cristo. (SOLI DEO GLORIA)
Pb. Gilson dos Santos.
FONTE:
Boyer, Orlando. Os Heróis da Fé, CPAD, Rio de Janeiro, 2002.