Propósito da Igreja:

Propósito da Igreja: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." Atos 2:42

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Reformado - Parte 1


O QUE É SER REFORMADO 

 

Parte 01       O QUE É TEOLOGIA REFORMADA

 

Texto: Romanos 11:33-36

33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?

36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

 

Ser reformado é mais que...

> Propagar aquilo que vem da reforma (cinco solas)

> Ser conservador ou tradicional.

> Defender os 5 pontos do calvinismo (Não é apenas soteoriologia)

 

Primeiro distintivo:

> Há quem diga que a soberania de Deus é o âmago do calvinismo doutrinário. Uma visão correta de Deus molda o nosso entendimento do resto ( exemplo: A luz do sol).

> O reformado visa ser teocêntrico, isto é, fé (criação, salvação), prática (culto e trabalho) giram em torno de Deus.

> Conquanto a doutrina reformada de Deus não seja tão diferente assim daquela de outros corpos confessionais, a maneira que essa teologia funciona na teologia reformada é singular. A teologia reformada aplica a doutrina de Deus inflexivelmente a todas as outras doutrinas, tornando-a o principal fator de controle em toda a teologia. (R.C. Sproul).

 

ESTRUTURA DE ROMANOS:

 

1:16-17 - Salvação a Judeus primeiro, mas a gentios também,

               (dinâmica do AT. e  NT. Jesus é transição)

1:18-32 - A perdição dos Gentios.

2:1-3:8 - a perdição dos Judeus

3:9-20 - Todos estão sob juízo.

3:21-5:21 - Deus se mantém justo, mas também justifica por Cristo mediante a fé.

6:1- 8:39 -  a vida cristã, com todas as suas lutas, é uma vida de triunfo.

9:1-5 - Lamento pela perdição dos judeus.

9:6-13 - Será que Deus falhou com os judeus?

9:14-29 - A justiça soberana de Deus.

9:30-10:21 - Israel foi quem falhou.

11:1-10 - Deus sempre salvou um remanescente.

11:11-24 - A incredulidade dos judeus conduziu à salvação dos gentios.

11:25-32 - A plenitude dos gentios conduzira à salvação dos judeus.

Beleza estilística da poesia:    3 estrofes.

 

33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?   35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?                      36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

 

33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!                                                                                                                               34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?    35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?          36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

 

33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?

36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

 

33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?

36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

 

Síntese:

 

Teologia: Ser reformado é ter uma visão majestosa de Deus.

Ética: É viver para glorificar a Deus, e goza-lo para sempre.

 

Toda vida coroam Deo ( Soli Deo Gloria)

- O conhecemos e o cultuamos para que seu nome seja santificado.

- Evangelizamos para que seu reino venha.

- Salgamos a sociedade para que sua vontade seja feita na terra como no céu.