O QUE É SER
REFORMADO
Parte 01 O QUE É TEOLOGIA REFORMADA
Texto: Romanos 11:33-36
33 Ó profundidade da
riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são
os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34 Quem, pois, conheceu
a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?
35 Ou quem primeiro deu
a ele para que lhe venha a ser restituído?
36 Porque dele, e
por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória
eternamente. Amém!
Ser reformado é mais
que...
> Propagar aquilo que vem da reforma (cinco solas)
> Ser conservador ou tradicional.
> Defender os 5 pontos do calvinismo (Não é apenas
soteoriologia)
Primeiro
distintivo:
> Há quem diga que a soberania de Deus é o âmago do
calvinismo doutrinário. Uma visão correta de Deus molda o nosso entendimento do
resto ( exemplo: A luz do sol).
> O reformado visa ser teocêntrico, isto é, fé (criação,
salvação), prática (culto e trabalho) giram em torno de Deus.
> Conquanto a doutrina reformada de Deus não seja tão
diferente assim daquela de outros corpos confessionais, a maneira que essa
teologia funciona na teologia reformada é singular. A teologia reformada aplica
a doutrina de Deus inflexivelmente a todas as outras doutrinas, tornando-a o
principal fator de controle em toda a teologia. (R.C. Sproul).
ESTRUTURA DE
ROMANOS:
1:16-17 - Salvação a Judeus primeiro, mas a gentios também,
(dinâmica do AT. e NT. Jesus é
transição)
1:18-32 - A perdição dos Gentios.
2:1-3:8 - a perdição dos Judeus
3:9-20 - Todos estão sob juízo.
3:21-5:21 - Deus se mantém justo, mas também justifica por
Cristo mediante a fé.
6:1- 8:39 - a vida
cristã, com todas as suas lutas, é uma vida de triunfo.
9:1-5 - Lamento pela perdição dos judeus.
9:6-13 - Será que Deus falhou com os judeus?
9:14-29 - A justiça soberana de Deus.
9:30-10:21 - Israel foi quem falhou.
11:1-10 - Deus sempre salvou um remanescente.
11:11-24 - A incredulidade dos judeus conduziu à salvação
dos gentios.
11:25-32 - A plenitude dos gentios conduzira à salvação dos
judeus.
Beleza estilística
da poesia: 3 estrofes.
33 Ó profundidade da riqueza, tanto da
sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e
quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu
conselheiro? 35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser
restituído? 36
Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas
as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
33 Ó profundidade da riqueza,
tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os
seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34 Quem,
pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? 35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe
venha a ser restituído? 36 Porque
dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória
eternamente. Amém!
33 Ó profundidade da riqueza,
tanto da sabedoria como do conhecimento
de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os
seus caminhos!
34 Quem, pois, conheceu a
mente do Senhor? Ou quem foi o seu
conselheiro?
35 Ou quem primeiro deu
a ele para que lhe venha a ser restituído?
36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são
todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como
do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão
inescrutáveis, os seus caminhos!
34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem
foi o seu conselheiro?
35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a
ser restituído?
36 Porque dele, e por meio dele, e para
ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
Síntese:
Teologia: Ser reformado é ter uma visão majestosa de Deus.
Ética: É viver para glorificar a Deus, e goza-lo para
sempre.
Toda vida coroam Deo ( Soli Deo Gloria)
- O conhecemos e o cultuamos
para que seu nome seja santificado.
- Evangelizamos para que
seu reino venha.
- Salgamos a sociedade
para que sua vontade seja feita na terra como no céu.